Olhares sócio-antropológicos sobre Filmes, textos, artigos, livros, documentários,..

Amo cinema e vejo nos filmes inúmeras oportunidades de refletirmos sobre a vida, sobre temas diversos que nos tocam de maneiras diferentes, a partir de nossas grades de leitura e nossas vivências.
Assim, faremos neste primeiro momento reflexões sobre filmes, documentários que assisti e partilhei com meus colegas de sala (educandos) e outros que assisti em momentos de lazer criativo e produtivo. E, em um segundo momento farei comentários de livros, textos, artigos, enfim, o que li e como apreendi o lido, e os frutos de minha vivência, do meu dia-a-dia, do meu vivido também. Tudo isto será partilhado aqui com cada um de vocês!!

Boa Leitura!!

domingo, 10 de julho de 2011

Reflexões sobre Harry Potter.

      Harry Potter é uma história contada em vários livros, que foram transformados em filme, com os mais inusitados títulos e temas. E, que termina com Harry Potter e as Relíquias da Morte.
       A magia, misturada a amizade, amor, fidelidade, coragem, emoção, aventura foram os temperos maravilhosos ao longo de toda a série. Bem, como ver o crescimento dos atores que assumiram o desafio de realizar e materializar a série de Potter é encantador.
       Conforme Augé, Mead a magia só tem eficácia se você acredita nela. E, como não acreditar, por instantes neste mundo paralelo existente na Inglaterra? A relação de alteridade, que significa "a qualidade do outro", ou o encontro com o diferente e todas as emoções presentes neste encontro (JOVCHELOVITCH), está presente em várias cenas do filme, que nos coloca frente a caras, faces, rostos e pessoas as mais diferentes, em tamanho, forma, estatura, subjetividades. Personagens greco-romanos, ganham forma nas histórias de Harry Potter, o centauro, o cavalo alado, o unicórnio, dentre inúmeros outros... Sem falar do antropozoomorfismo, presente no Egito que ganha forma de vários seres presentes nos filmes..
         O gigante Hagrid mostra o quanto as aparências enganam, sendo um dos principais personagens de sua história, quase assumindo os cuidados por Harry e seus amigos. É maravilhoso!! E a constante luta entre o bem, Harry e seus amigos, e o mal, Voldemort e seus aliados, faz com que a cada filme, todos queiram saber como este vai terminar...
          Outra dimensão importante é que Harry cresce em idade, transformações corpóreas, mas também em maturidade, pois, apesar da idade, a cada filme, assume responsabilidades e tem que tomar decisões que envolvem vida e morte. Não há espaços para erros, ou dúvidas, apesar do medo, o enfrentamento deste, faz com que passe a ter outros olhares sobre a própria morte, esperando sempre o momento do confronto final.
           O respeito a diversidade, através do relativismo cultural é observado nas suas falas, embora, o universo bruxo, tenha uma visão dos não bruxos tão etnocêntrica quanto estes tem dos bruxos.
           O terror, também está presente em cenas fortes que envolvem a morte, perda, o terror, manifesto no rosto antropozoomorfico de Voldemort, hibrido, meio ofídio, meio humano e que sempre coloca Harry em apuros, mas sempre é derrotado.
            Dumbledore assume os cuidados com Harry, e somente, nas Relíquias da Morte, vê-se que ele não era o tutor de Harry, mas apenas alguém que o prepararia para o confronto final. Começam, então a procurar as horcruxes, e destrui-las, cabendo a Harry, finalizar está missão, que o faz no final do referido filme.
            E, em meio a toda esta busca pelos pais, pela família, ao longo de todos os livros. Embora, saiba que já estão mortos, mas quem eram, a saudade, enfim, o desejo de saber mais sobre si, e sua família, permeiam a série. E, neste processo de busca de si, Harry é abraçado pela família de Rony, e constrói com Gina, irmã de Rony a sua família, a sua história, e Hermione casa-se com Rony, fazendo prevalecer a amizade, o carinho, a união e a fidelidade.
            Aqui tem-se família como diz Oliveira, Durham, Abreu e outros estudiosos da família, tem-se família como "laços de descendência por consanquinidade e por afinidade", fazendo com que o amor, o carinho, a acolhida seja realizada, não por ser irmão consanguineo, mas por ser tão amigo que se tornou irmão.
            Eu, gostei do filme e de todos da série, embora, dentro do campo representacional, saiba-se que ninguém pode representar, apresentar o que não conhece....
       

3 comentários:

  1. Professora Márcia..
    Que legal o seu blog!
    Vou visitar sempre.
    Sobre a série Harry Potter só tenho a dizer que gosto muito.
    Assisti todos os filmes até agora lançados e pra mim a lição que fica realmente é que a amizade quando verdadeira é a melhor coisa que podemos cultivar na vida.
    Como diria o Ursinho Pooh ter amigos é melhor que mel..rsrsrsrs

    bjs

    www.notempoemqueeutinhaumblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Marcia Adriana disse...

    Susyanne, Obrigada pelo seu comentário!! Realmente, a amizade é o principal elemento no universo Potter!!

    Obrigada!!
    Paz e Bem
    Marcia Adriana

    ResponderExcluir
  3. Marcia Adriana disse...

    Francine, obrigada pela sua dica!!!

    Maravilha!!

    ResponderExcluir