Olhares sócio-antropológicos sobre Filmes, textos, artigos, livros, documentários,..

Amo cinema e vejo nos filmes inúmeras oportunidades de refletirmos sobre a vida, sobre temas diversos que nos tocam de maneiras diferentes, a partir de nossas grades de leitura e nossas vivências.
Assim, faremos neste primeiro momento reflexões sobre filmes, documentários que assisti e partilhei com meus colegas de sala (educandos) e outros que assisti em momentos de lazer criativo e produtivo. E, em um segundo momento farei comentários de livros, textos, artigos, enfim, o que li e como apreendi o lido, e os frutos de minha vivência, do meu dia-a-dia, do meu vivido também. Tudo isto será partilhado aqui com cada um de vocês!!

Boa Leitura!!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Ser Feliz é a ausência de Tristeza? (por mim, Marcia Adriana L. Oliveira)

Ser Feliz é a ausência de tristeza? Não. 

Ser feliz é apenas reconhecer que nem tudo é possível de se ter, ou fazer, mas que cada pequena conquista, cada realização, cada gratidão pela vida, pelo ar que se respira, pelo alimento, pela habitação, pela vestimenta, pelo transporte, pela sabedoria para mantermos elevado os niveis de saúde de nosso corpo, de nossa mente, são motivos para a nossa felicidade, que vem da Gratidão!

Ser feliz também para mim é interagir com o outro, é conversar, é aprender, é partilhar conhecimento, é trocar ideias, é cantar, é tocar violino, é dançar, é cozinhar, é estar com meus familiares, amigos, amigas, é uma visita agradável, é ir visitar pessoas que são importantes para mim e, principalmente, ser feliz é poder ajudar quem está a minha volta também. 

Ser feliz é meu trabalho, amo o que faço! Enfim, não se tem tristeza? Bem, tem sim, mas os pontos de alegria e realização são tão fortes, que basta sair na rua, no sol, levantar os braços e sentir os raios de sol na palma de minha mão, que sinto Deus me abraçar carinhosamente e dizer:"Filha, você é tão importante pra mim! Você vai conseguir!" E, um sorriso volta a brilhar no rosto!!! Por isso, entreguem-se aos momentos abençoados de felicidade, e agradeçam sempre e sempre por tudo! Porque só o fato de estarmos vivos, já é uma grande graça e motivo de grande alegria, de grande Felicidade!  

4 comentários:

  1. Seja qual for o momento vivido:tristeza ou alegria, sempre buscamos a Deus, confiantes de que se "o choro durar uma noite a alegria vem ao amanhecer"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber que Deus nos ama,pra mim já basta.As lutas da vida são insignificantes diante desse tremendo amor.Quando reconhecemos tudo isso, então descobrimos a verdadeira felicidade

      Excluir
    2. Isso mesmo, e se tomarmos o choro e as tristezas como aprendizados, Nossa!! Quanta coisa agregamos a nossa experiência, ao nosso vivido, tornando rica a nossa existência. Deus continue a te abençoar muito e a sua família!!

      Excluir
    3. É bem isso também! A nossa Felicidade vem da Fé em um Ser maravilhoso que nos Ama incondicionalmente e está ali para nos abraçar, estender a mão e nos ajudar a continuar o caminho, mesmo após as quedas, as tristezas. E, acredito como disse São Francisco de Assis: "Em tudo e por tudo, dai graças!". Assim, realmente, tudo é pequenino, quando perto do tremendo amor de Deus por nós. E, por isso, aprendemos, crescemos, amadurecemos e damos Graças a Ele por Tudo, absolutamente tudo o que nos acontece. Lembrando que Ele nos deu livre-arbítrio e, por isso, o que nos acontece é fruto das nossas escolhas. Logo, somos livres quando sabemos as consequências das ações e, ainda assim, optamos por realizá-las conscientemente. Então, agimos livremente. Logo, os resultados, se nos fazem sorrir ou chorar, também são frutos das nossas próprias escolhas... Logo, sementes de aprendizado e por isso agradecemos. Outras coisas acontecem porque tinham que acontecer, são as surpresas do caminho... E, por elas também sejamos Gratos. Enfim, a felicidade não está distante da gente, mas bem pertinho. Deus continue a te abençoar muito e a toda a sua família!

      Excluir