Olhares sócio-antropológicos sobre Filmes, textos, artigos, livros, documentários,..

Amo cinema e vejo nos filmes inúmeras oportunidades de refletirmos sobre a vida, sobre temas diversos que nos tocam de maneiras diferentes, a partir de nossas grades de leitura e nossas vivências.
Assim, faremos neste primeiro momento reflexões sobre filmes, documentários que assisti e partilhei com meus colegas de sala (educandos) e outros que assisti em momentos de lazer criativo e produtivo. E, em um segundo momento farei comentários de livros, textos, artigos, enfim, o que li e como apreendi o lido, e os frutos de minha vivência, do meu dia-a-dia, do meu vivido também. Tudo isto será partilhado aqui com cada um de vocês!!

Boa Leitura!!

domingo, 8 de novembro de 2015

Viver é um ato de Coragem?

Acredito sim, que viver é um ato de coragem, pelas dificuldades pelas quais passamos... 
Porém, refletindo sobre isso, percebi que as dificuldades tornam-se maiores ou não conforme as nossas escolhas... 
Afinal, somos nós e não a vida que é difícil ou complicada...
A vida, simplesmente, está aí, como uma folha em branco, aguardando o início da escrita, ou através de palavras, ou desenhos, ou pausas, ou silêncios, ou turbilhões de sons, harmoniosos ou não... 
Somos nós quem escolhemos o que registrar nesta folha de papel. No fundo, no fundo, somos nós que tomamos e fazemos as escolhas, somos nós que somos os responsáveis pelo caminho que construímos ao querer ir a algum lugar, ou não construímos ao ficarmos... 
Mas, independente de qualquer escolha somos nós... 
E, quando descobrimos isso, percebemos que viver não é complicado. A complicação está nas relações que travamos, nas regras de convivência, e no relacionamento nas regras que se tem que seguir. Escolhas...
Esperar ou ir... 
Tomar decisões, ou aguardar que outros a tomem por você... 
Mas são nossas escolhas.. 
Eu, não sei, depois de um tempo, resolvi apenas viver cada dia, cada segundo, cada momento, o que passou, está lá como alerta, aviso.. Aprendido. O que virá, posso interferir, mas não em tudo, quando o tudo não depende somente de mim, então, escolho fazer segundo minhas limitações e decisões o que puder fazer agora...
E, nesse momento, escolho registrar pensamentos, sentimentos, vividos, partilhá-los com vocês. Daqui a pouco, partilharei outros conhecimentos com meus orientandos, minhas orientandas nas correções dos projetos.. encaminhamentos dos TCCs, trabalhos das aulas, artigos, revistas, acompanhar o crescimento de meu filho e partilhar de meu vivido com ele e olhar ele também ter o próprio vivido e vir partilhá-lo comigo,, conversar,... 
Enfim, tenho muito a fazer... 
Escolho começar... 
Cada passo, um passo...
Cada momento um momento...
Mas estou aqui para uma conversa também, é tão bom arejar a mente, trocar ideias com quem faz bem...
Bom dia!!!
Marcia Adriana L. Oliveira


Foto e pensamento de Marcia Adriana L. de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário